REGENERAÇÃO BARRIL CACHAÇA

O processo de envelhecimento na madeira do carvalho preenche e suaviza as características ásperas dos destilados, desenvolve aromas e sabores e faz papel importante na retenção de cobre e ácidos em seu interior.

Entretanto, um processo longo de maturação em barris que estão em atividades há muito tempo, faz com que a bebida fique impregnada de sabores indesejáveis. Além disso, um longo período em barris saturados não irá maturar o destilado com êxito, já que a madeira será incapaz de transformar as características do Spirit.

Um grande problema no envelhecimento da cachaça de qualidade no Brasil é a idade media dos barris de carvalho (40anos) e o mercado informal de barris usados sem procedência que foram já reutilizados por anos para envelhecimento, onde a possibilidade de contaminar a bebida é muito alta e sabores indesejáveis como: amargo, ácido, forte

É muito importante para um envelhecimento de qualidade em barris usados é fazer uma raspagem do seu interior com o objetivo de tirar a camada de madeira que estava em contato com a bebida e um novo tostado para caramilizar os açucares da madeira, é o que irá dar o caráter ao barril. Porém em barris muito usado a madeira já não possui mais resina em sua celulose o que dificultará muito a maturação.

Todos os barris comercializados pela Tonoaria Espanha passa pelo processo de azulejado. O processo consiste em abrir as tampas e, através de uma máquina fresadora de precisão consegue-se tirar 3 mm da madeira contaminada pela longa utilização dos barris. Assim, a madeira volta a fazer uma microoxigenação eficaz e, em seguida tosta-se o barril por dentro para tirar da madeira todo seu potencial aromático.

Barril com seu interior raspado e um novo tostado interno, o processo de maturação e amarelamento da cachaça se dará em 6 meses, já estando pronta para o consumo.

Atualmente, somos a única empresa no mercado brasileiro (tecnologia Francesa) a oferecer barris para cachaça renovados por dentro, o que proporciona uma cachaça de alta qualidade. Possuimos barris importados de carvalho Americano e Françês das melhores tanoaria da Europa. " O setor de envelhecimento é a onde a cachaça adquire a sua Alma"